Abracadabra (ABRA)

jun 7, 2017 | Não categorizado

Compartir

O Abracadabra (ABRA) é um módulo de aprendizagem on-line baseado na prática e em pequenos grupos de trabalho. É um produto de uma colaboração interinstitucional de vários centros de investigação, autoridades públicas, profissionais da educação e estudantes no Canadá. Graças ao patrocínio de várias organizações sem fins lucrativos, o programa foi implementado como piloto nos anos de 2004 e 2005 em escolas canadenses, e depois de diversas redefinições, reproduzido na Austrália no ano de 2010.

O enfoque do ABRA se baseia nas recomendações do Painel Nacional para a Leitura (National Reading Panel), o que aumentou a necessidade de programas de alfabetização baseados em uma base fonológica sólida, ou seja, a capacidade de relacionar palavras com grupos de sons correspondentes. Com isto, foi demonstrado que os alunos alcançam um maior desempenho na leitura. É assim que o Abracadabra desenvolveu uma plataforma on-line, que oferece recursos e metodologia aos professores, alunos e seus pais.

Mais de 32 atividades de compreensão e escrita estão incluídas, todas sendo adaptadas aos diferentes níveis do aluno. Os alunos são segmentados em pequenos grupos de trabalho (de 3 a 5 alunos), cuja supervisão está a cargo de um assistente pedagógico formado pela equipe do programa. Durante 20 semanas, os alunos desenvolvem suas capacidades de compreensão e escrita por meio de atividades lúdicas e interativas.
A plataforma Abracadabra fornece a metodologia geral, assim como materiais de suporte visual e ferramentas de acompanhamento dos progressos, como por exemplo, testes on-line. Em paralelo, os alunos participam de atividades que não são baseadas na plataforma – também durante 20 semanas – que são implementadas da mesma forma, porém com exercícios de leitura escritos. A fim de obter um maior desempenho dos professores, a equipe do Abracadabra os capacita no início do programa sobre os conceitos básicos da metodologia. Além disso, os professores têm um suporte contínuo por meio do módulo de desenvolvimento profissional reservado para eles na plataforma, que inclui técnicas de comunicação e pedagogia lúdica.

Parceiros estratégicos

Loading...

Pin It on Pinterest