Colégio Karol Cardenal de Cracovia

jun 8, 2017 | Não categorizado

Compartir

O Colégio Karol Cardenal de Cracovia funciona como uma pequena república: uma Constituição rege o comportamento de cada um enquanto a participação dos alunos é incentivada por meio de diferentes instâncias (presidente, comunidades, ministério da justiça). “Cracovia” faz referência a João Paulo II que era o cardinal de Cracóvia antes de tornar-se Papa. A ideia de Juan Carlos Naverrete, desenvolvedor do projeto, era que a promoção de relações interpessoais estreitas e baseadas na discussão e colaboração poderiam permitir que as crianças desenvolvessem habilidades para sua vida futura de cidadãos. Por isso, a constituição política do Governo Karol (aprovada por todos os envolvidos) coloca ênfase nas pessoas; suas capacidades propositivas, sua livre expressão e na não discriminação.

Em primeiro lugar cada classe representa uma comuna de Santiago (o grupo do 3º A representa a Ñuñoa, por exemplo). Tem uma administração própria que conta com departamentos (educação e saúde) dirigidos por um prefeito elegido. Cada comuna conta também com uma autoridade judicial, assim como uma polícia local. Em segundo lugar, o presidente da república é eleito entre os alunos que apresentaram sua candidatura. A votação se organiza de acordo com as normas vigentes na vida real do Chile. Se nenhum candidato reunir a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, se organiza um segundo. A supervisão dos comportamentos individuais está a cargo do Ministério da Justiça cujos integrantes garantem o respeito à Constituição em todas as circunstâncias, podendo tomar sanções contra eles.

Uma “gestão escolar de comunicações” promove e anima as atividades recreativas durante o tempo livre na escola. Em resumo, o Banco del Mérito Karol distribuiu a cada classe sua cota de dinheiro próprio da escola (“Karolméritos”) que permite intercambiar serviços entre os alunos. Todo o processo é moderado pela equipe pedagógica composta pelos professores e profissionais da infância (psicólogos e linguistas). A autoridade máxima é representada por um reitor de escola, que atua como “a autoridade moral na Terra”. Cabe mencionar que a participação das famílias na república Karol é muito incentivada: cada um dos pais pode receber a nacionalidade Karol e participar das discussões internas.

Parceiros estratégicos

Loading...

Pin It on Pinterest