Falando de Direitos

jun 8, 2017 | Não categorizado

Compartir

Falando de direitos (Speaking Rights) é um programa que promove a participação ativa de jovens por meio de atividades recreativas. É o resultado de uma ampla avaliação realizada no ano de 2008 sobre as necessidades dos jovens e dos profissionais envolvidos no programa “Não se brinca com os direitos” (On ne joue pas avec les droits). Este programa foi desenvolvido na comuna de Montreal juntamente com representantes de diversos bairros da cidade. Graças ao apoio financeiro da comuna de Montreal, do Ministério da Imigração, da Fundação Telus, da Fundação Winnipeg e da de Vancouver, o Speaking Right surgiu da necessidade de combater a discriminação no Canadá e no mundo.

A ONG Equitas trabalha com estreita colaboração com organizações educacionais não formais e se apoia em uma rede de organizações sociais a nível mundial, criada pelo Centro Internacional para a Educação em Direitos Humanos (International Centre for Human Rights Education). O propósito do Speaking Right é encorajar os jovens entre 13 e 18 anos a examinar vários problemas sociais ligados à discriminação e propor medidas para revertê-los. Se baseia em uma série de princípios articuladores que têm a ver com o compromisso ativo dos jovens e com a discussão reflexiva. Busca desenvolver habilidades tanto pessoais (confiança em si mesmo, consciência social, entre outras) como interpessoais (trabalho em equipe, resolução de conflitos, etc.) e cognitivas (pensamento crítico, criativo, etc.). Os temas são abordados em atividades recreativas dirigidas por um moderador capacitado pela ONG.

Foi lançado em 2010 um manual cujo conteúdo se adapta às idades dos participantes. Uma gama de mais de 50 jogos e atividades formam o programa Speaking Right. Cada uma delas duram entre 25 e 45 minutos e estão vinculadas à Convenção Internacional dos Direitos Humanos.

Parceiros estratégicos

Loading...

Pin It on Pinterest