High Tech High

jun 8, 2017 | Não categorizado

Compartir

A High Tech High (HTH) é uma rede de escolas públicas primárias e secundárias cuja pedagogia se baseia na aprendizagem por meio de projetos científicos e artísticos. O modelo foi desenvolvido nos anos 90 por uma equipe composta por líderes da sociedade civil e da indústria. A primeira escola HTH abriu no ano 2000 em San Diego, graças aos diversos patrocinadores da administração pública e da indústria. Hoje em dia, a HTH conta com 13 escolas e 5.300 alunos.
O processo de aprendizagem parte de um enfoque construtivista, no qual supõe que os conhecimentos se adquirem de maneira mais viável por meio da gestão de projetos que se adequam aos problemas da vida real. Portanto, os projetos devem surgir das preocupações dos alunos, e assim os professores somente guiam e orientam o processo para sua realização.

A HTH tem 4 princípios articuladores: i) equidade: os professor colocam atenção especial na redução das lacunas entre os alunos; ii) personalização: os professores tratam de desenvolver um discurso adaptado ao seu público; iii) trabalho autêntico: por meio de projetos, os alunos relacionam os conhecimentos adquiridos em classe com a resolução de problemas concretos; iv) trabalho colaborativo: os docentes participam da elaboração do currículo e se relacionam com atores externos para adaptar os cursos da vida real.

Os princípios antes mencionados se concretizam em diferentes níveis, do nível primário ao nível secundário. Cada escola tem sua particularidade na medida em que pode decidir colocar o foco “em tal ou tal” aspecto. Por exemplo, a High Tech High Middle Media Arts, coloca o foco nas artes visuais enquanto a High Tech Middle North County, opta pelas ciências humanas e ciências matemáticas.

A HTH inclui também um programa de capacitação aos docentes para que possam seguir se desenvolvendo profissionalmente no meio da educação. O caráter inovador da HTH se baseia, além do mais em uma plataforma on-line, que relaciona profissionais da indústria com graduados da escola que estão buscando um emprego.

Parceiros estratégicos

Loading...

Pin It on Pinterest